Gente que faz história

Depoimentos:
• Jairo Graminho
• Edésio Passos
• Vitório Sorotiuk
• Emanoel Appel
• Péricles
• Romeo

Jairo Graminho
“A gente iniciou em 76 o movimento de Associação de Moradores que nasceu exatamente na favela. E esse movimento trouxe o Edésio Passos como advogado e depois o Dr. Vitório. Uns anos mais tarde o Edésio trouxe de São Paulo dois companheiros de sindicato para falar sobre socialismo e nesse dia foi que se falou a primeira vez em PT.
Depois de algumas conversas, marcamos uma reuniãozinha na casa do Edésio e da Dona Zélia. Lá foi o início do processo. Reuniu 30 pessoas. E depois de uma conversa grande que fizemos, o Edésio perguntou quem estava de acordo de entrar no PT para formar o partido. E dessas 30 pessoas nós tivemos 28 interessados. Mas eu quero dizer para vocês que eu fui um dos instrumentos do começo”.
Jairo Graminho é militante da luta pela moradia e um dos fundadores do PT no Paraná.

Edésio Passos
“Eu estou com 70 anos. E eu entrei na faculdade de direito aqui da Universidade em 1957. Então eu militei no movimento estudantil de esquerda entre 1957 e 1961, no governo Juscelino Kubitschek. No período de 1964 que vai até a constituição de 1988, um bom período da vida brasileira e da América Latina como um todo, eu me filiei à Ação Popular e depois à Ação Popular Marxista-Leninista e continuei militando no movimento dos trabalhadores como advogado. Depois não pude mais porque fui exilado e fiquei 3 anos no exílio. Voltei e fiquei dois anos na prisão. Então foi todo um processo de uma resistência do povo muito grande, especialmente das organizações que se formaram e que depois essas organizações vão resultar na fundação do Partido dos Trabalhadores.
Então a mim são dois padrões iniciais: de ter nascido no movimento sindical a idéia mãe, a idéia básica, e segundo das forças de esquerda, independentemente de onde vieram e para onde iriam, se conjugarem. E acreditar.”
Edésio Passos é advogado e um dos fundadores do PT no Paraná.

Vitório Sorotiuk
“Um desafio nos foi colocado em 1980: tínhamos que constituir o Partido com um número determino de filiados em pelo menos 66 municípios do Paraná. Na verdade, o movimento social que nós tínhamos não cabia neste quadro normal ainda. E eram regras determinadas, complexas, porque tínhamos que ter um número mínimo de filiados, fazer uma convenção, tinha que saber preencher uma ficha da forma que foi determinada, para comprovar que o Partido estava surgindo.
Em dezembro de 1980 é que encaminhamos ao TRE do Paraná a primeira Comissão Diretora Provisória. No início de 81, começamos o processo de filiação e no dia 6 de setembro de 81, tivemos a primeira Convenção Oficial do PT do Paraná.
Em menos de um ano, nós criamos um Partido”.
Vitório Sorotiuk é advogado e um dos fundadores do PT no Paraná.

Emanoel Appel
“Acho que para todos nós esse projeto significa recuperar, repor esperanças do passado, particularmente àquelas esperanças que não conseguimos ainda implementar, esperanças que foram derrotadas, acho que fazer política é estar permanentemente recuperando as velhas esperanças. (...)O PT nasce como um partido de corte claramente democrático e eu acho que esses anos de luta pelo restabelecimento dos direitos democráticos nos deu essa convicção, nos deu também a convicção de que a realidade está necessariamente permeada e constituída pelos conflitos e com essa compreensão acho que nós muito cedo nos metemos em todos aqueles espaços onde os trabalhadores se educavam para a vida política”.

Péricles
“Em Ponta Grossa, o movimento para a fundação do PT começa entre estudantes e professores, começamos a sair para as ruas, para as favelas, para as fábricas para começar a trazer filiados para o partido, foi um momento de muita luta. Como disse o Emanoel temos que destacar isso, tem muita pureza, acho que isso é um aspecto de muita ingenuidade até que como não havia tido uma tradição de esquerda mais sólida no Brasil, teve o Partido Comunista, outro padrão de política e como os que fundaram o PT que vieram de fora, vieram com uma visão crítica do regime socialista real e, o partido foi formado por operários, estudantes, juventude que se rebelaram contra o regime militar, o partido nasce com uma pureza e uma noção de verdade muito forte, eu cheguei a dizer para os operários de fábricas que eles podiam não saber o que era PT, mas, eles eram PT. Um sentimento como se fosse o dono da verdade, que a verdade estivesse em nós, que a capacidade de transformar o mundo contra injustiça, a paixão por marxismo, pelas idéias socialistas libertárias, foram coisas muito consistentes”.

Romeo
“O PT nasce propondo uma organização de fato dos trabalhadores . (...) Veja como a Igreja teve um papel decisivo, porque era aonde a gente podia fazer a reunião do PT, em qualquer outro lugar seriamos todos presos, mas a igreja tinha uma boa cobertura, então a igreja oferece o Instituto Sede Sapience, no Latim, traduzindo a Sede da Sapiência, lá era o melhor lugar para o PT. (...) O PT em 82 já era uma idéia, o Lula era uma enorme liderança e juntou em torno dele intelectuais e trabalhadores pela primeira vez na historia do Brasil”.