• Artigo de @Florispt - Balanço necessário: o PT tem de comemorar muito a vitória >> http://t.co/6HtoVAf9dS
  • Senadores aprovam projeto de @gleisi para equilibrar representação de homens e mulheres na política >> http://t.co/QoiGJh6aR9
  • Richa quer se livrar do crivo da Alep para uso de R$ 7,5 bilhões do orçamento do Estado >> http://t.co/3YqeNHvar1
  • Governo do Paraná gastou R$ 291 mil em aluguel sem usar aeronave http://t.co/iSq6m3Sq8d
  • Brasil deve fechar 2014 como 4º país com mais acesso à internet, diz consultoria >> http://t.co/s3ZLUXEQSv

NOTÍCIAS

13/12/2011 - 09h26 Tumor de Lula reduz 75% e médicos descartam cirurgia
Instituto Cidadania / Foto: Ricardo Stuckert
 
 
Exames realizados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (12) mostram que o tumor que ele tem na laringe regrediu cerca de 75%, surpreendendo positivamente a equipe médica. Devido ao sucesso do tratamento, os médicos já descartaram a hipótese de uma cirurgia.
 
Segundo Roberto Kalil Filho, chefe da equipe, o estado geral e clínico do ex-presidente é muito bom, e ele deve começar a terceira e última sessão de quimioterapia ainda nesta segunda-feira.
 
Lula deverá ter alta na noite de terça, e em janeiro começará o tratamento com radioterapia. Pelo tamanho do tumor, “a cirurgia está totalmente descartada”, disse Kalil Filho em entrevista coletiva concedida no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
 
Segundo o médico, o ex-presidente já apresenta redução na rouquidão, um sinal da regressão do tumor. Na manhã desta segunda-feira, Lula estava apreensivo com o resultado dos exames, mas ele e a equipe médica ficaram aliviados ao constatar que o tratamento surtiu bons efeitos.
 
“Ele está no caminho que conduz à cura”, afirmou o médico Artur Katz, acrescentando que a melhora excede o que eles esperavam.
 
Segundo o médico Paulo Hoff, a radioterapia deve durar entre três e seis semanas, se encerrando em meados de fevereiro. A previsão é de que em março Lula retome suas atividades.
 
Hoff explicou que, mesmo com a redução do tumor, a radioterapia não pode ser deixada de lado. “Ela é importante porque é a parte curativa”, disse.
 
O médico Rubens de Britto relatou que o estado da laringe de Lula é normal e que ele não apresenta problemas de deglutição.
 
 
 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.
Alameda Princesa Izabel, 160, São Francisco, Curitiba. Cep. 80410-110.
Telefone: (41) 2103-1313. E-mail: imprensa@pt-pr.org.br