NOTÍCIAS

09/05/2012 - 09h26 PNE: Votação do parecer deve ocorrer no dia 22, afirma Vanhoni
Liderança do PT na Câmara
 
O relator da comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10), deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), afirmou nesta terça-feira (8) que o parecer final dos trabalhos do colegiado deve ser votado no próximo dia 22 de maio. A declaração ocorreu durante a discussão do parecer do projeto no colegiado. Segundo ele, o  grande número de emendas apresentadas pelos membros da comissão ao texto, devem impedir a votação antes dessa data.
 
“Mais de 100 emendas foram apresentadas até agora ao parecer e, em respeito aos parlamentares que apresentaram as sugestões, pretendo analisar todas elas”, afirmou Vanhoni. O relator disse ainda que até o último instante antes da votação final poderá alterar o texto, incorporando as emendas apresentadas.
 
Em resposta às indagações sobre a possibilidade de aumento para 10% do PIB nos investimentos para a educação, nos próximos dez anos, o relator disse que dificilmente poderá ser adotada. “Reconheço a legitimidade de entidades e parlamentares que reivindicam mais recursos para o setor. Mas, estou convencido de que com os 7,5% de investimento direto do PIB ( ou 8% de investimento total) no decênio 2012-2021, será possível dar um grande salto de qualidade na educação pública brasileira”, destacou.
 
Atraso- Durante a reunião os deputados Arthur Bruno (PT-CE) e Fátima Bezerra (PT-RN) demonstraram preocupação com a demora na aprovação do PNE. “Precisamos votar o Plano porque essa é a expectativa da sociedade”, destacou o deputado. Segundo ele, a previsão de revisão das metas, de quatro em quatro anos, vai possibilitar o aperfeiçoamento contínuo do PNE.
 
Ao apresentar algumas reivindicações do Fórum Nacional da Educação sobre o PNE, a deputada Fátima Bezerra ressaltou que “a demora na votação do relatório coloca em risco a implementação do plano já para o início de 2013”. De acordo com a parlamentar, a pressa se justifica por conta das eleições municipais no segundo semestre, “que tradicionalmente paralisam por três meses as atividades do Congresso”.
Deputados Federais
Enio Verri
Zeca Dirceu
Deputados Estaduais
Pericles de Mello
Professor Lemos
Tadeu Veneri
 
 
 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.
Alameda Princesa Izabel, 160, São Francisco, Curitiba. Cep. 80410-110.
Telefone: (41) 2103-1313. E-mail: imprensa@pt-pr.org.br